O plano estratégico é o que sua ONG faz, como faz e onde ela quer chegar. Dentro dele também deve ter um plano de captação de recursos, que é o ponto principal de uma angariação de fundos bem-sucedida (afinal, as ONGs precisam de verba para realizar suas ações).
O plano de captação de recursos envolve qualquer ação que a organização pode tomar para arrecadar verba para se manter ativa, e uma das formas mais profissionais de captar recursos hoje é através de uma campanha de financiamento coletivo , também chamado de crowdfunding.
Através da plataforma de financiamento coletivo é possível:
• receber e registrar as contribuições;
• contabilizar a quantidade já arrecadada e estimar quanto ainda falta para alcançar o objetivo financeiro;
• algumas, como a Kickante , oferecem dicas e estratégias de divulgação;
• registrar os dados dos apoiadores da causa para o seu controle e para, eventualmente, ao final das arrecadações, retribuir quem doou com recompensas simbólicas.
E mais, com financiamento coletivo, a ONG pode captar doações antes do período de maturação exigido pelo Governo que é de 2 anos (afinal, as ONGs possuem necessidades imediatas, não podem esperar 2 anos!).
Separamos algumas dicas a considerar quando sua organização for criar o plano de captação de recursos!
O SEU PLANO DE CAPTAÇÃO DE RECURSOS DEVE SER ENRAIZADO EM SEU PLANO ESTRATÉGICO
O plano estratégico define a direção que sua organização deve seguir e o plano de captação de recursos vai arrecadar os fundos necessário para realizar o plano estratégico. Seu plano de captação de recursos deve incluir informações como: quanto dinheiro você precisa para que a ONG continue realizando seu trabalho, como os fundos arrecadados serão utilizados, e qual o impacto que a captação de recursos vai causar no futuro.
Se o seu plano estratégico não envolve projeções financeiras, coloque tudo isso agora no papel. Em uma campanha de crowdfunding você deve definir uma necessidade atual e arrecadar fundos para que a mesma seja suprida.
A ONG Cão sem Dono, por exemplo, recentemente se viu em uma situação triste – a falta de espaço não permitia que resgatassem novos animais. Então, criaram uma campanha de financiamento coletivo a fim de arrecadar verba para construir mais canis e melhorar o serviço prestado aos animais resgatados. Assim, os contribuidores vão ajudá-los a suprir essa necessidade e, em troca, podem até batizar uma ala do canil com um nome de sua escolha!
CONTE SUA HISTÓRIA
A sua história e trajetória da ONG serão um dos pontos principais do seu plano de captação de recursos. Use as projeções e informações acima mencionadas de forma clara e concisa para explicar para os possíveis contribuidores porque você precisa do dinheiro agora. Fatos, números e muita emoção vão incentivá-los a apoiar sua causa.
Existem milhares de ONGs ativas no Brasil hoje, mas a sua história é só sua. Por que sua organização é diferente? Por que eles devem contribuir com você e não com a outra?
DEFINA AS FUNÇÕES E RESPONSABILIDADES DE CADA MEMBRO
Qualquer campanha de arrecadação de fundos traz mais retorno quando tem várias pessoas envolvidas. Tome como exemplo seus voluntários: eles conhecem bem a organização, apoiam sua causa e serão as melhores pessoas para fazer a divulgação da campanha. Separe-os em grupos e designe a cada grupo uma ação de divulgação. Vale de tudo, redes sociais, e-mail marketing e também as ações off-line.
CRIE UM CRONOGRAMA
Antes de começar sua campanha de arrecadação de fundos, é importante ter um plano para seguir ao longo da campanha. Estipule metas pessoais para serem atingidas em cada semana. Responda perguntas como: Como vou divulgar minha campanha? Quantas vezes vou postar por dia? Em quais redes sociais? Com quais veículos de imprensa vou tentar contato? Quem são os influenciadores do meu tema? É mais fácil seguir um plano já feito do que perder tempo pensando nisso enquanto a campanha já está rolando!
LEMBRE-SE DE TODAS AS PESSOAS QUE JÁ CONTRIBUÍRAM COM SUA ONG DE ALGUMA FORMA
É um fato que as ONGs sempre vão precisar de contribuições para continuar funcionando. Por isso, é necessário manter contato com aqueles que já contribuíram para que se tornem contribuidores recorrentes . Hoje, já é possível transformar sua campanha de financiamento coletivo em um Clube de Contribuição Mensal .
Sua ONG precisa de fundos para se manter ativa e defendendo sua causa? Criando uma campanha de arrecadação você pode captar recursos da maneira mais simples, rápida e desburocratizada.
Precisa de ajuda para criar o plano de captação de recursos de sua ONG? Fale com a Thomazin Assessoria! Preencha o formulário de contato clicando aqui e o mais breve possível entraremos em contato.
Fonte: adaptado de https://exame.abril.com.br/negocios/dino/como-criar-um-plano-de-captacao-de-recursos-para-sua-ong-dino89089083131/
You must be logged in to post a comment