• +51 993.762.958
  • contato@thomazinassessoria.com.br

AFINAL, O QUE É GESTÃO FINANCEIRA?

gestão financeira

AFINAL, O QUE É GESTÃO FINANCEIRA?

Por que a gestão financeira é uma parte tão importante no desenvolvimento da minha OSC?

Você sabia que o desenvolvimento financeiro de uma OSC nasce com o planejamento? Pois essa origem é bem óbvia, se você parar para pensar, afinal, para se colocar um negócio em funcionamento, é preciso investir capital, adquirir insumos, contratar funcionários e uma infinidade de quesitos que parecem não ter fim.

Como a entrada e a saída de dinheiro da OSC são constantes, aí se tem a importância da gestão financeira. Sem saber como gerenciar adequadamente o dinheiro, a entidade pode vir a esgotar sua fonte de recursos em pouco tempo. E a falência não é exatamente o destino que uma OSC deseja para si, não é mesmo?

Ao mesmo tempo, tão importante quanto o controle pontual das entradas e saídas é a saúde financeira no desenvolvimento institucional como um todo, já que faz parte do crescimento ideal da organização a sustentabilidade para a OSC.

É claramente perceptível que a gestão financeira deve ser levada com a seriedade que merece, uma vez que sua negligência pode comprometer seriamente a saúde da OSC. E foi pensando nisso que resolvemos selecionar aqui alguns dos motivos pelos quais a importância das finanças deve ser levada a sério. Ficou curioso? Então acompanhe:

A gestão financeira lida com a maximização de resultados, sendo responsável pela utilização consciente de recursos e pela melhoria de processos e procedimentos que podem potencializar os resultados da OSC, reduzindo desperdícios e aumentando, assim, as receitas. Esse é um ponto primordial da no desenvolvimento organizacional, pois a instituição só poderá se desenvolver se tiver recursos para tal.

Se o assunto é a importância da gestão financeira, é preciso tratar de suas possibilidades de melhoria, de modo que se possa investir cada vez mais em recursos e ferramentas que otimizem o trabalho e os resultados da OSC.

O primeiro passo para focar sua gestão no desenvolvimento institucional é ter uma equipe devidamente qualificada para conduzir os processos financeiros. Sabemos, por exemplo, que profissionais com conhecimentos em finanças têm mais habilidades para gerir, controlar e analisar o financeiro de uma OSC, enquanto profissionais com menos conhecimentos e experiências na área podem não compreender a importância da organização das finanças para o todo.

Vale ressaltar que, mesmo com processos definidos e uma equipe preparada, é recomendável manter um constante acompanhamento de todos os relatórios financeiros da OSC. Por fim, avalie seus resultados periodicamente, afinal, para saber como está a saúde financeira da OSC, só mesmo monitorando com muito cuidado os efeitos das ações.

Uma correta administração financeira permite que se visualize a atual situação da entidade. Registros adequados permitem análises e colaboram com o planejamento para otimizar resultados.

Leia também: 6 filmes sobre voluntariado e solidariedade para você se inspirar

A falta da administração financeira adequada pode causar muitos problemas, entre eles:

  • Obter as informações incorretas sobre saldo do caixa, valor das contas a receber e das contas a pagar, volume das despesas fixas e financeiras. Isso ocorre porque não é feito o registro adequado das transações realizadas;
  • Desconhecimento sobre a OSC estar tendo superávit ou déficit em suas atividades operacionais, devido a não elaboração do demonstrativo de resultados (DRE);
  • Desconhecer o volume e a origem dos recebimentos, bem como o volume e o destino dos pagamentos, porque não é elaborado um fluxo de caixa, um controle do movimento diário do caixa;
  • Administrar de forma inadequada o capital da entidade, porque o ciclo financeiro de suas operações não é conhecido;
  • Muitas vezes, as atividades são iniciadas com pequena dimensão e, conforme as atividades se desenvolvem, a administração financeira não acompanha o crescimento da OSC porque os gestores não têm conhecimentos necessários nesta área de gestão e se envolvem excessivamente com a atividade fim da organização.

Então, observe as principais funções da gestão financeira:

  • Análise e planejamento financeiro: analisar os resultados financeiros e planejar ações necessárias para obter melhorias;
  • A boa utilização dos recursos financeiros: analisar e negociar a captação dos recursos financeiros necessários, bem como a aplicação dos recursos financeiros disponíveis;
  • Caixa: efetuar os recebimentos e os pagamentos, controlando o saldo de caixa;

Por isso, as primeiras providências que a OSC deve tomar em relação às finanças são:

  • Organizar os registros e conferir se todos os documentos estão sendo devidamente controlados.
  • Acompanhar as contas a pagar e a receber, montando um fluxo de pagamentos e recebimentos.
  • Controlar o movimento de caixa e os controles bancários.
  • Classificar custos e despesas em fixos e variáveis.
  • Fazer previsão de fluxo de caixa.

    Como está a gestão financeira da sua OSC? Precisa de ajuda? Preencha o formulário de contato clicando aqui e o mais breve possível entraremos em contato.

    Fonte: Educação Financeira para o Terceiro Setor – Manual do Participante Outubro/2017

Thomazin Assessoria

You must be logged in to post a comment