Anteriormente falamos sobre o que é liderança e por que ela é tão importante para uma carreira de sucesso. Hoje vamos falar sobre os 6 níveis de liderança e competências e talentos essenciais.
Segundo Ram Charan, consultor de gestão e autor do best-seller Pipeline de Liderança, um modelo de desenvolvimento de liderança adotado por grandes empresas ao redor do mundo, líderes passam por seis níveis profissionais.
Começam como gerentes de si mesmos e então passam, nessa ordem, a gerentes de outros, gerentes de gestores, gerentes funcionais, gerentes de negócios, gerentes de grupo e gestores corporativos (o cargo mais alto, como um CEO).
Cada novo estágio de liderança exige tipos de habilidades, gerenciamento de tempo e valores de trabalho que precisam ser adquiridos.
No primeiro nível, por exemplo, um líder gerencia a si mesmo e executa suas próprias tarefas da melhor maneira possível. As habilidades necessárias são aquelas que levam à excelência do trabalho e sucesso, nesse momento, é fazê-lo bem.
No segundo nível, quando passa a gerenciar outros, o líder precisa descobrir quais são as mudanças comportamentais necessárias (como aprender a motivar e se comunicar claramente com a equipe, por exemplo) e definir o que é sucesso naquela etapa (como medir o desenvolvimento da equipe?) para que continue agregando valor ao seu papel.
Quando uma organização segue o fluxo natural desse canal, os conhecimentos e vivências em relação à liderança se acumulam e o líder se torna cada vez mais abrangente.
Um dos psicólogos mais famosos do mundo é Daniel Goleman, especialista em ciência comportamental, inteligência emocional e teorias de liderança.
Ele acompanha de perto – e escreve uma série de bestsellers – sobre o tema, apontando tendências e pontos de atenção para ambos executivos estabelecidos e jovens talentos.
Para Goleman, o mundo está prestes a passar por um período turbulento no mercado de trabalho – devido principalmente à automação, à globalização e aos desejos diferentes da nova geração –, mas as características fundamentais de um líder continuarão as mesmas.
“A liderança depende da mobilização de habilidades humanas. Sempre dependeu. Sempre dependerá”, escreveu.
Com isso em mente, o acadêmico compartilhou as competências e talentos essenciais para a liderança:
Vá além de suas próprias ambições e abrace objetivos maiores, investindo tempo e trabalho para melhorar sua performance continuamente. Egoísmo não funciona.
Esteja aberto a novas experiências e informações e sempre peça feedback sobre sua performance, incluindo quais são seus pontos fortes e pontos que pode melhorar. Mostre que está aberto a mudanças e quer aprender.
A liderança acontece quando o entusiasmo se espalha através de uma visão persuasiva, da habilidade se conectar com as pessoas emocional e racionalmente e da paixão pelo que se faz.
Seja capaz de lutar para conquistar objetivos difíceis, assuma desafios complicados e recupere-se depressa de contratempos.
Significa ser capaz de pensar analiticamente e criar uma estratégia.
Entender o mercado e o negócio.
Ter vontade de atingir resultados através de melhorias constantes avaliadas por métricas.
Paixão por agradar consumidores e clientes.
Trabalhar bem com outros e ser capaz de influenciar também aqueles que não estão sob sua gerência.
Desenvolver fortalezas para a empresa ao recrutar, reter e desenvolver jovens líderes.
Construir times vencedores.
Liderar o caminho rumo a novos objetivos.
Como está a sua liderança? Precisa de ajuda para sua ONG ou para sua empresa? Clique aqui para nos enviar uma mensagem e o mais rápido possível entraremos em contato.
Fonte: adaptado de https://www.napratica.org.br/o-que-e-lideranca-e-por-que-e-importante-para-carreira/
You must be logged in to post a comment