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ESTRATÉGIAS ADMINISTRATIVAS

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ESTRATÉGIAS ADMINISTRATIVAS

Toda instituição que vise obter sucesso no mercado em que atua necessita ter bem estabelecidos sua missão, visão e finalidades. Pois somente através da definição de onde se pretende chegar será possível traçar o caminho, o método, delimitar o tempo, mensurar o custo, além de outras condicionantes, para assim iniciar e concluir o percurso.

Esse conjunto de decisões formuladas com a intenção de orientar o posicionamento da entidade para que consiga definir e alcançar seus objetivos é chamado de estratégia.

Veja também: FERRAMENTAS ADMINISTRATIVAS PARA SUA OSC

Portanto, a boa gestão das organizações do Terceiro Setor não se limita apenas à prestação de serviços de qualidade. Também precisam existir planos e estratégias administrativas que envolvam a captação de recursos junto a doadores e financiadores, o recrutamento e capacitação de colaboradores e voluntários, a atração do público alvo, o marketing, o relacionamento com o Poder Público e a sociedade, e todos os demais procedimentos que sejam necessários para colocar em prática a sua missão social.

Leia também: PLANO ANUAL DE CAPTAÇÃO

E como já pudemos verificar em artigos anteriores, o planejamento é sempre a fase inicial do processo.

Veja: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PODE SER APLICADO NAS ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR?

PLANEJAMENTO DE LONGO PRAZO

A etapa de planejamento começa com a elaboração de planos de longo prazo, também chamados de estratégicos. A partir da formulação destes é possível a orientação e a formatação de planos de gestão a curto prazo, denominados de táticos, quando a nível de gerência; e operacionais, quando correspondentes à realização das atividades.

O planejamento de longo prazo envolve o estabelecimento dos objetivos mais  gerais da entidade e a formulação dos planos que variam de dois a dez anos. Ao elaborá-lo, a instituição visa definir qual rumo seguir, bem como avaliar preventivamente o ambiente externo no qual ela operará  (identificação de ameaças e oportunidades), e desenvolver estratégias para alcançar as finalidades descritas no estatuto social.

PLANEJAMENTO DE CURTO PRAZO

Esses planos dizem respeito à execução do planejamento para longo prazo que foi previsto para a instituição e à aplicação das estratégias delineadas. Neles são determinadas as providências a serem implementadas de imediato, ou em um curto espaço de tempo, e o impacto previsto dessas medidas. São planos que quase sempre abrangem o período de um ano. Os planejamentos de curto prazo  podem  ser colocados em prática através do plano  de ação, no qual será possível concretizar os objetivos traçados, identificando e definindo:

  • O que será feito? – Determinação dos objetivos, subdivididos em metas, fases e etapas, quando necessário
  • Por que será feito? – Formulação dos indicativos da necessidade, da importância e da justificativa de se executar cada atividade, buscando alcançar os objetivos
  • Onde será feito? – Determinação do local ou espaço físico para a realização das diversas atividades propostas
  • Quando será feito? – Estabelecimento dos
  • prazos para realização de cada uma das fases e metas previstas
  • Quem fará? – Definição de quem será o responsável pelo planejamento, avaliação, realização e controle das atividades
  • Como será feito? – Planejamento dos meios e métodos para a execução, avaliação, e realização das atividades
  • Quanto custará? – Levantamento dos esforços e os custos para a realização das atividades, metas e alcance dos objetivos

O Plano de Ação fornece subsídios para análises técnicas e financeiras de curto prazo, e propicia o controle efetivo das operações, oferecendo elementos para o acompanhamento e o controle referentes ao cumprimento das metas estipuladas pela organização. Quando utilizado como base para a elaboração de projetos, o plano de ação também é denominado de Plano de Trabalho.

A partir dessas informações básicas, já é possível verificar se sua instituição possui estratégias definidas, e se faz uso do plano de ação para alcançar metas e cumprir a sua missão social.

A sua OSC tem estratégias administrativas adequadas?

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Fonte: Gestão para Organizações do Terceiro Setor, Nailton Cazumbá + NOSSA CAUSA.

Thomazin Assessoria

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