Normalmente, os gestores das OSCs relatam duas grandes dificuldades em relação à gestão financeira de suas organizações. A primeira é uma forma clara de analisar seus indicadores.Pouquíssimas OSCs chegam no final do mês com relatórios e com uma planilha de gestão financeira completa.
Um segundo problema recorrente é a falta de detalhamento e entendimento do que acontece de fato.Normalmente esses gestores até conseguem saber o resultado final da organização, mas falham em entender coisas simples como:
Toda essa falta de entendimento costuma ser a diferença entre boas tomadas de decisões e de queimar dinheiro com ações que nunca deveriam ter ido para frente se um conhecimento básico do negócio existisse.
Sintetizando
Manter o controle financeiro da sua OSC deve ser um hábito, especialmente em sua cultura interna, que, aliás deve ser sempre cultivada e disseminada.
É preciso criar e gerir processos de checar as contas, fazer provisão e pensar ações estratégicas para as finanças da OSC, ao menos uma vez por semana.
Gestão eficiente requer monitoramento, planejamento e disciplina. Atente-se para os erros que se deve impedir e adquira o hábito de fazer o que vai garantir o sucesso das suas finanças: o controle. Você está preparado para começar?
A Thomassin Assessoria pode ajudar sua OSC. Preencha o formulário clicando aqui e o mais breve possível entraremos em contato.
Fonte: Educação Financeira para o Terceiro Setor – Manual do Participante – Outubro 2017
You must be logged in to post a comment