No Brasil, existem milhares de ONGs protetoras de animais – abandonados, vítimas de maus tratos ou mesmo animais que estão bem longe seu habitat natural – e, por mais que seja uma causa super especial, as arrecadações raramente cobrem os gastos das instituições.
Para a sociedade protetora de animais, o financiamento coletivo vem se mostrando uma alternativa para a captação de recursos. Através das campanhas, além de arrecadar dinheiro, sua organização ganha visibilidade, credibilidade e ainda fortalece a causa. Uma outra vantagem é que para as ONGs iniciantes, financiamento coletivo é a única forma de arrecadar doações antes do período de maturação exigido pelo Governo, que é de 2 anos.
A ASERG – Associação Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos, por exemplo, há mais de 24 anos acolhe animais domésticos, silvestres e exóticos que passaram por situações abusivas. Através da campanha “Santuário Animal”, a instituição captou fundos para mover o projeto para um terreno maior e com menos interação com a cidade, que cresce desenfreada. Logo em seu lançamento, a campanha foi intitulada pela imprensa como a mais audaciosa campanha de financiamento coletivo do Brasil, pois sua meta de arrecadação era de 1.200.000,00 (um milhão e duzentos mil reais). O contribuidor podia escolher doar para a instituição entre R$10 e R$30.000 e, para doações acima de R$ 50,00, ainda podia parcelar o valor em 6x, enquanto a plataforma de financiamento coletivo Kickante adiantava o dinheiro para a instituição.
Na época, em julho/agosto de 2015, a campanha ganhou repercussão nacional e saiu em diversas mídias, inclusive em programas de TV. Isto impulsionou a arrecadação da campanha que se tornou recorde de arrecadação do Brasil para o Terceiro Setor via financiamento coletivo, com R$1.006.990,95 arrecadados.
Outra ONG protetora de animais que se beneficiou através do financiamento coletivo foi o Projeto Mucky, que precisava de um novo carro para transportar os macacos e os alimentos, e conseguiu arrecadar 108% de sua meta inicial, R$ 38.565,61.
Independente das espécies ou do propósito da campanha, a causa animal é muito reconhecida mundialmente. As campanhas chegam a ter repercussão internacional. No Twitter, a cantora britânica Joss Stone pediu ajuda dos seguidores para contribuir com as campanhas da Kickante em prol dos animais.
“Animais não podem falar ou bancar sua sobrevivência, eles precisam da nossa ajuda para protegê-los de outros humanos que não se importam tanto. Por favor, ajudem”
No Instagram, o jogador Neymar também se sensibilizou com a causa e a divulgou em seu perfil.
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Fonte: https://www.ongsnobrasil.com.br/aprenda/ongs-animais-como-maximizar-captacao-de-recursos/
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