O conceito de responsabilidade social e filantropia são, muitas vezes, confundidos, pois a primeira se originou das ações filantrópicas que os empresários praticavam, retribuindo à sociedade parte dos ganhos adquiridos. A filantropia não está diretamente relacionada aos negócios da empresa, sendo mais comum estar vinculada a alguma causa que os empresários ou gestores se identificam e através de ações sociais, executam projetos no intuito de suprir determinada demanda da sociedade. Apesar de contribuir na aquisição de fundos para serem utilizados em causas de caridade, cultura, educação e sociais, tais iniciativas não interferem nos impactos causados pela organização.
Na filantropia não há planejamento e monitoramento das ações, tampouco estabelecimento de objetivos. Ela não busca obter retorno, seja financeiro, social ou ambiental. Sua intenção é apenas o de proporcionar um bem estar moral de quem a pratica. Já a responsabilidade social é considerada uma ação estratégica da empresa que tem por finalidade incorporar aos seus negócios as demandas do público com quem se relaciona, transformando a realidade social. Além disso, a RSC busca retorno social, tributário e institucional dos seus investimentos
Embora as ações sociais praticadas pelas empresas sejam importantes, principalmente em sociedades cujas demandas sociais são grandes, elas não são suficientes para afirmar que uma corporação é ou não socialmente responsável, pois o fato dela investir altos valores em projetos sociais ou proporcionar mudanças positivas na vida de algumas famílias não significa que ela está isenta de agir de forma ética e honesta com todos os seus stakeholders, atender à legislação trabalhista e vender produtos e serviços de qualidade aos seus consumidores.
É importante também estar atento às empresas que realizam ações sociais com o objetivo maior de fazer marketing e gerar nos consumidores a imagem de que são socialmente responsáveis, pois essa postura é, na verdade, o oposto do que se conceitua a responsabilidade social, já que esta está diretamente relacionada à preocupação e a responsabilidade que a empresa assume em cada atitude praticada, principalmente no que diz respeito às mensagens passadas para a sociedade, que devem ser coerentes e, acima de tudo, verdadeiras.
Tanto a filantropia como a responsabilidade social trazem benefícios à sociedade, porém é preciso desmistificá-las entendendo que, a primeira tem caráter pontual, assistencialista e voluntário enquanto a segunda faz parte da estratégia de gestão do negócio e deve durar o tempo em que a empresa existir.
Fonte: https://www.dialogusconsultoria.com.br/entenda-a-diferenca-entre-filantropia-e-responsabilidade-social/
You must be logged in to post a comment