Tem por objetivo controlar os valores a receber, provenientes de termos de parceria, doações, eventos, entre outros.
É mais benéfico quando preparado para:
Para uma OSC, esse é um bom método de controlar os termos de parceria, bem como outras fontes de receita da instituição. As informações constantes nesse tipo de controle podem auxiliar no momento da construção do fluxo de caixa PROJETADO.
Administração das contas a receber
Realizar uma gestão eficaz das contas a receber é de fundamental importância para o caixa da OSC. Na gestão de contas a receber, dois fatores devem ser considerados:
Liquidez imediata: É de fundamental importância conhecer os prazos de recebimentos para determinar o montante de recursos investidos nas atividades fins da OSC.
Controle de contas a receber: Constitui a base de dados que gera diversas informações para a tomada de decisões no que se refere à continuação, diversificação e/ou aumento nas atividades ofertadas pela OSC.
Fique de olho!
Verifique as causas para aumento do montante de contas a receber (situação real x situação ideal projetada). As causas podem ser decorrentes de: Aumento de parcerias firmadas (então, a causa não é preocupante) ou atrasos nos repasses efetuados para a instituição. Isso pode obrigar a OSC a recorrer a empréstimos bancários, o que, para uma organização sem fins lucrativos pode representar um risco alto de arcar com despesas financeiras elevadas e, consequentemente, reduzir sua sustentabilidade.
Fonte:
Educação Financeira para o Terceiro Setor
Manual do Participante Outubro/2017
You must be logged in to post a comment