• +51 993.762.958
  • contato@thomazinassessoria.com.br

Fluxo de Caixa em Organizações da Sociedade Civil

FLUXO DE CAIXA

Fluxo de Caixa em Organizações da Sociedade Civil

O Fluxo de caixa é um instrumento de gestão financeira, que demonstra para todas as entradas e as saídas de recursos financeiros da OSC, indicando como será o saldo de caixa para o período analisado.

Sua grande vantagem é permitir a visualização de sobras ou faltas de caixa antes mesmo que ocorram, possibilitando ao gestor planejar melhor suas ações. Na verdade, toda ação realizada por uma OSC resume-se a entrada ou saída de dinheiro! É nessa dinâmica que o Fluxo de Caixa comprova sua importância, pois nos ajuda a perceber bem antes quando vai faltar ou sobrar recurso.

Saiba mais sobre controles financeiros: Controle de Contas a Receber

Então, o que vem a ser o FLUXO DE CAIXA?

É uma ferramenta de gestão que tem por objetivo auxiliar o gestor a tomar decisões sobre a situação financeira da OSC. Consiste em um relatório gerencial que informa toda a movimentação de dinheiro (entradas e saídas), sempre considerando um período determinado, que pode ser uma semana, um mês, etc.

No caso das OSCs em geral, de “porte pequeno e médio” a projeção do fluxo de caixa para um período de seis a doze meses é tempo suficiente para a gestão da sustentabilidade; já para grandes organizações sem fins lucrativos, aconselha-se uma projeção entre dezoito e vinte e quatro meses, pelo menos. Ressaltamos que, quando falamos num período de seis a doze meses ou de dezoito a vinte e quatro meses, significa que, ao final de cada mês, projetam-se novamente os períodos seguintes, de modo que sempre teremos informações para um horizonte de quatro a seis meses.

Fluxo de Caixa PROJETADO é um Instrumento de gestão financeira que projeta para períodos futuros todas as entradas e as saídas de recursos financeiros da organização, indicando como será o saldo de caixa para o período projetado. De fácil elaboração para as organizações que possuem os controles financeiros bem organizados, ele deve ser utilizado para controle e, principalmente, como instrumento na tomada de decisões.

O Fluxo de Caixa deve ser considerado como um instrumento flexível, no qual o gestor deve inserir informações de entradas e saídas conforme as necessidades da organização.

Com as informações do Fluxo de Caixa, o gestor pode elaborar a Estrutura Gerencial de Resultados, a Análise de sustentabilidade, custos, despesas, necessidade de funcionários entre outras análises.

Quer saber mais sobre fluxo de caixa para OSCs? Continue acompanhando nosso blog. Amanhã vamos falar sobre as etapas do fluxo de caixa.

Fonte:

Educação Financeira para o Terceiro Setor

Manual do Participante Outubro/2017

Thomazin Assessoria

You must be logged in to post a comment