Já é bastante comum a utilização de ferramentas e técnicas administrativas na gestão em organizações do Terceiro Setor. No entanto, para que o sucesso seja alcançado em qualquer instituição, seja ela pública, privada, com ou sem fins lucrativos, primeiro se faz necessário identificar:
• Qual a missão e objetivos da entidade
• Quais as funções dos administradores
Analisando estatutos, e até mesmo o exercício das atividades, é possível identificar instituições que não conseguem definir claramente seus objetivos, que mesmo sendo muito bem intencionados, parecem vagos.
Nesses casos, essas entidades não conseguem dizer o que realmente fazem em virtude de possuírem ideais muito abrangentes.
Em outras situações, encontramos organizações pretendendo perseguir fins bastante diversos, que não possuem inter-relação entre si. Exemplo disso são documentos constitutivos que definem como finalidades de uma mesma organização todas aquelas previstas no Art. 3º da Lei nº 9.790/99 (Lei das OSCIPs).
É verdade que adotar objetivos vagos ou diversos pode, por um lado, garantir o apoio de vários parceiros ao mesmo tempo. Porém, por outro lado, esse comportamento tende a dificultar a identificação da atividade preponderante da entidade e a definição de suas convicções, fatores que podem afastar colaboradores, doadores e financiadores, além de reduzir as chances de representatividade junto à sociedade.
Missão e objetivos claramente definidos permitem aos gestores tomar decisões, definir metas, mensurar custos e controlar os resultados. As organizações do Terceiro Setor, embora tenham características e objetivos diferentes das empresas do setor privado e órgãos públicos, não devem fugir à regra, uma vez que também tomam decisões, mobilizam ações e geram resultados financeiros ou não.
Portanto, para aumentar suas chances de sucesso, as instituições sem fins lucrativos também devem ter um norte, um caminho a seguir. No campo da administração, esta definição é comumente feita através da declaração da missão, da visão e dos valores, fundamentais para existência de qualquer empreendimento.
A missão diz respeito ao que a entidade se propõe a fazer e para quem. Deve responder às seguintes questões:
• Por que a instituição existe?
• O que a organização faz?
• Para quem faz?
A visão é uma declaração de qual é o futuro desejado para a organização, onde são identificados os objetivos que a instituição almeja atingir.
Por fim, os valores são crenças ou princípios que norteiam os comportamentos, atitudes e decisões da instituição e de seus integrantes.
Se sua organização ainda não definiu sua missão, visão e valores, ainda dá tempo. Aquelas que já os possuem, cabe uma revisão para verificar se estes estão realmente sendo praticados.
Sua organização ainda não tem missão, visão e valores definidos? A Thomazin Assessoria pode ajudar! Clique aqui para nos enviar uma mensagem e o mais rápido possível entraremos em contato.
Fonte: Gestão para Organizações do Terceiro Setor, Nailton Cazumbá + NOSSA CAUSA.
You must be logged in to post a comment