Abrir um salão de beleza é o sonho de muitos empreendedores brasileiros. Conforme o Sebrae, foram contabilizados 600 mil salões de beleza no país no ano de 2016.
Porém tão comum quanto o desejo de empreender no mercado da beleza, são os erros cometidos pelos empresários do ramo. Com base nesse erros o canal GNT chegou a criar um reality show chamado S.O.S Salvem o Salão, no qual uma equipe interfere com intuito de salvar salões de beleza que estão à beira da falência.
Então, se você sonha em empreender no segmento da beleza, mas não deseja ver seu salão de beleza no S.O.S Salvem o Salão leia a seguir três dicas básicas para começar bem o seu negócio.
1 – Como escolher seus funcionários
Você está começando, o orçamento está um pouco justo, mas é justamente nessa hora que você deve dizer a que veio. Lembre-se de que a primeira impressão é a que fica e a propaganda boca a boca, ainda mais nessa área, é fundamental, então procure seus colaboradores pela qualidade do trabalho, e não pensando em economia.
Isso não significa ter que contratar nomes famosos e pagar uma fortuna, mas sim fazer uma seleção criteriosa entre profissionais competentes e responsáveis, atualizados com as tendências do mercado e que também sejam sociáveis, respeitosos e simpáticos. A sua propaganda positiva será proporcional à qualidade dos serviços prestados e em pouco tempo você pode estar tendo um retorno melhor do que esperava do seu investimento.
Utilize alguns critérios
Consulte a procedência – Um deles é consultar a procedência, conhecer seus trabalhos anteriores, o motivo de saída de cada um deles – e preste atenção principalmente em sinais de dificuldade de relacionamento com outros funcionários ou insubordinação. Provavelmente ele não falará sobre isso, então a dica é fazer uma consulta aos administradores dos outros salões.
Faça um teste – Essa é uma ótima forma de conhecer alguns aspectos do candidato, fazendo testes práticos sobre suas habilidades profissionais e também em relação a situações do dia a dia. Escolha uma cobaia para ele mostrar seus conhecimentos e simule situações em que ele demonstre a empatia com os clientes, sua atualização em relação a produtos e tendências, sua habilidade em relação a situações inesperadas ou de pressão e a facilidade de trabalho em equipe.
Local de residência – Nem sempre é possível, mas dê preferência a candidatos que residam próximo ao salão. Quem mora muito longe tem mais chances de se atrasar e uma coisa que nenhum cliente gosta é de ficar esperando o profissional chegar.
2 – Muita atenção com a legislação
Ela é uma parte importante para você não ter dor de cabeça no futuro, tanto em relação ao estabelecimento quanto aos funcionários. Seu salão de beleza precisa ter todos os registros e alvarás em ordem e estar de acordo com a legislação vigente, por isso a dica é ter a ajuda de um profissional especializado que garanta uma assessoria correta em todos os aspectos legais.
Se, no entanto, você quiser fazer os procedimentos sozinho ou apenas se inteirar do assunto, o que é sempre muito interessante para um empreendedor, o Sebre presta toda a assessoria para quem quer abrir um salão de beleza, inclusive com alguns e-books bem interessantes sobre o tema, como o “Comece Certo – Salão de Beleza”, que você baixa gratuitamente pelo Sebare-SP aqui e o “Ponto de Partida – Salão de Beleza”, que também pode ser baixado gratuitamente através do Sebrae-MG.
Muita atenção também aos contratos de trabalho: o ideal é que sejam montados com a ajuda de um advogado, prevendo todas as cláusulas em relação a honorários, salário fixo, comissões, férias e demais direitos trabalhistas. Não esqueça que assinar a carteira não é um favor, é uma obrigação, e longe de significar gastos “desnecessários” mensais, é uma garantia para o trabalhador e para o empreendedor, que evita processos trabalhistas e gastos que podem chegar a quantias exorbitantes mais à frente.
3- Contabilidade na ponta do lápis, sempre
Outro aspecto que você não pode relaxar é e relação à contabilidade. Como em qualquer outra empresa é preciso que ela esteja sempre em dia e acessível de forma que você possa tomar decisões estratégicas a qualquer hora.
Fluxo de caixa – o controle do fluxo de caixa é essencial, com contas a pagar e a receber devidamente registradas diariamente, assim como a conciliação de prazos, a forma de pagamentos e uma projeção de pelo menos três meses que a deixe sempre com um olhar à frente no seu negócio. Um bom fluxo de caixa é capaz de evitar surpresas desagradáveis, como fechar o mês no vermelho.
Controle de estoque – Evite desperdício de materiais e produtos com um controle de estoque eficiente. Lembre-se que o dinheiro empregado no estoque é dinheiro parado, morto, ele não rende juros nem qualquer tipo de lucro, por isso é preciso que ele esteja sempre em dia de forma que não faltem produtos, mas na quantidade certa para que você não jogue dinheiro fora com produtos fora do prazo de validade ou encalhados. Sempre que houver situações como essa procure fazer promoções como serviços mais baratos em determinados dias ou tratamentos casados – assim você limpa o estoque e ainda consegue uma boa divulgação para o seu salão.
Capital de giro – Ele vai depender da sua eficiência de fluxo de caixa, mas uma boa dica é reduzir as despesas e os prazos de recebimentos, principalmente em relação a vendas a crédito e cheques pré-datados. Em compensação procure aumentar seus prazos de pagamento e renegociar dívidas. Mantendo seu salão lucrativo você estará fazendo parte de um dos maiores segmentos da economia brasileira.
Gostou das dicas? Precisa saber mais para abrir seu salão de beleza? Fale com Thomazin Assessoria!
Clique aqui para preencher o formulário e logo entraremos em contato!
Fonte: Adaptado de Universidade da Beleza (http://www.universidadedabeleza.com/dicas-de-como-abrir-seu-salao-de-beleza/)
You must be logged in to post a comment