Muitas ONGs deixam de dedicar um tempo adequado à sua gestão, embora este seja um aspecto que faz grande diferença no impacto social dos seus projetos. Para conseguir impacto social, ou seja, resultado sociotransformador perene, a ONG precisa desenvolver projetos tecnicamente planejados e estruturados, e isto só é possível se houver recursos suficientes para o investimento social, além do monitoramento contínuo e dos ajustes que se fizerem necessários.
Desta forma, algumas atividades precisam ser desempenhadas satisfatoriamente, tais como a captação de recursos, o planejamento das atividades do projeto – necessariamente elaborado em função de seus objetivos -, a escrita técnica do projeto, a avaliação de resultados, a articulação de parcerias, entre outras. Todas estas atividades são prerrogativas e competências do setor administrativo da ONG, que é o setor responsável por sua gestão.
É possível, então, perceber que a qualidade desta gestão está relacionada diretamente com a qualidade dos serviços prestados à sociedade e dos resultados sociais alcançados. Uma instituição sem fins lucrativos que não se preocupa com a qualidade de sua gestão está fadada a não alcançar sustentabilidade financeira e a viver sempre em um cenário de incertezas e de resultados sociais insuficientes.
A qualidade dos serviços prestados é consequência da qualidade na gestão. E a qualidade dos serviços é uma meta que deve ser perseguida, já que se trata de um dever moral do Terceiro Setor. Existem muitos organismos que atestam a qualidade. As normas mais conhecidas são as da ISO 9000, que se referem à qualidade de processos internos, capacitação de colaboradores e satisfação de stakeholders.
Como referência de que a excelência em gestão está ao alcance do Terceiro Setor é possível citar a Acacci – Associação Capixaba contra o Câncer Infantil, que obteve recentemente o certificado NBR ISO 9001:2008. A Acacci é um exemplo a ser seguido e a certificação é um diferencial importante para a captação de recursos.
Como está a gestão da sua ONG? A Thomazin Assessoria é especialista em Terceiro Setor. Precisa de ajuda? Clique aqui para nos enviar uma mensagem e o mais rápido possível entraremos em contato.
Para não perder nenhuma notícia assine nossa newsletter e nos acompanhe nas redes sociais.
Fonte: Social em foco: ONGs – orientações legais e práticas / Ana Cláudia
P. Simões; Vitória: A Gazeta, 2014.
You must be logged in to post a comment