Abrir pet shop é o desejo de muitos empreendedores, que assim como nós da Thomazin Assesssoria, somos apaixonados por animais! Se você é empreendedor e tem vontade de investir no segmento pet, leia esta matéria com 6 dicas para montar sua pet shop!
Muitas pessoas pensam em pet shop como estabelecimento de banho e tosa, mas não é exatamente isso. Um pet shop oferece serviços de venda de rações, brinquedos e até medicamentos para animais, sem contar no fato de prestar auxílio veterinário. O crescimento do mercado pet é evidente e tem sido demonstrado através de pesquisas eficientes. Alguns dados que com certeza irão fazer você analisar com atenção a possibilidade de abrir pet shop são:
-
O crescimento do segmento é de 23% anual;
-
Existe no Brasil uma média de 41 mil pet shops;
-
Estimasse que tenha mais de 32 milhões de cães e 16 milhões de gatos no Brasil;
-
O Brasil é considerado o 2º maior mercado pet do Mundo;
Bom, com isso resta evidente que pode ser um bom negócio e tem ainda mais vantagens, pense, a sazonalidade de demanda no mercado pet é quase nula, já que os proprietários de animais precisam alimentar os bichos durante o ano todo, tomar os devidos cuidados médicos e cuidar da sua higiene.
Embora possa ser um ótimo mercado de atuação, abrir pet shop é uma tarefa árdua e que exige dedicação, profissionalismo, estudo, planejamento e muita observação às normas do Conselho Federal de Medicina Veterinária o qual, inclusive, publicou a nova resolução 1069/2014, a qual traz diversas mudanças, sendo que as principais serão tratadas ao final desse post. Está pronto para aprender agora mesmo tudo que você precisa sobre como montar um pet shop? Aproveite!
6 Dicas De Como Abrir Pet Shop De Sucesso
1- Como Elaborar O Plano De Negócios Ao Abrir Pet Shop
O primeiro passo ao se objetivar montar um pet shop é elaborar um plano de negócios. Talvez você esteja se perguntando em que consiste exatamente um plano de negócios? O plano de negócios é uma ferramenta que objetiva fornecer elementos a serem seguidos durante o curso da sua empresa, desde a abertura/planejamento até o momento em que ela já esteja estável.
Por exemplo, em um plano de negócios deverá conter o que será feito, local que será montado o pet shop (características que deve possuir), orçamento inicial (investimento), equipamentos que precisam ser adquiridos para abrir e até mesmo os que precisarão ser comprados nos próximos meses, capital de giro, funcionários (critérios de escolha também), enfim, é um documento que irá balizar toda a administração de uma empresa.
Ao ter um plano de negócios raramente você ficará “perdido”, sem saber o que fazer, além de facilitar a possibilidade de prever dificuldades e formas de diminuir seus impactos. Por isso, o primeiro passo para você que deseja montar um pet shop é sentar em sua cadeira, pegar um papel ou computador e descrever tudo que precisará ser feito de forma minuciosa, com os devidos critérios a ser observado.
2- Escolha Do Local Para Abrir Pet Shop
Após elaborar o plano de negócios, com os valores que serão gastos, fornecedores e equipamentos (atenção nessa parte), inicie a busca por um local para montar um pet shop.
Por que prestar tanta atenção no plano de negócios? Simples, é comum as pessoas iniciarem as buscar por locais para montar um pet shop sem saber preços que irão gastar, podem gastar e equipamentos/fornecedores, com isso, alugam o local e gastam meses de aluguel até conseguir se mudar e começar a operar as atividades realmente.
Na busca do local ideal para montar um pet shop você deve observar principalmente a localidade. Encontre um estabelecimento que tenha fluxo de pessoas passando, porque parte da sua renda não será do banho e tosa ou atendimento veterinário, mas sim à venda de produtos como rações, brinquedos e até mesmo suplementos para animais.
Esteja atento ao seu orçamento ao escolher o local para montar um pet shop. Evite gastar mais do que pode e, se for preciso, aguarde mais alguns dias para montar o pet shop, a peça ideal irá aparecer pelo preço que você precisa.
3- Estrutura, Equipamentos E Produtos Para Abrir Pet Shop
Existe uma estrutura mínima para se montar um pet shop, inclusive, em alguns estados, como é o caso de São Paulo, a mesma é obrigatória e regida por dispositivos legais.
Você precisará de um piso impermeável, sala separada para banho e tosa, atendimento clínico e uma instalação para abrigar os animais, além de mais um local para deixar os animais para venda/doação, os quais, com a nova resolução 1069/2014 não devem estar presos em “gaiolas” ou expostos a situações de estresses.
No tocante aos equipamentos podemos destacar os indispensáveis, mas claro, existem outros que irão auxiliar no seu pet shop, porém, no início podem ser dispensados. São eles: banheira pequena, esguicho de água, mesa para pentear/secar, soprador, máquina de tosa profissional, secador, lâminas para a máquina de tosa, balcões, entre outros equipamentos básicos.
Já os produtos se resumem basicamente no que você irá vender ao montar um pet shop. Dentre os produtos mais comuns estão às rações, remédios, gaiolas, casinhas, camas e etc. Procure comprar em pequena quantidade no início, até mesmo pelo fato de você não saber o quanto será a demanda por item.
Encontrar bons fornecedores será um dos pontos decisivos ao montar um pet shop, pois é preciso ter bons preços, marcas de qualidade, variedade de produtos, condições de pagamento e um prazo de entrega baixo.
Leve em consideração esses fatores e escolha o fornecedor que se adéque ao máximo as suas necessidades. Também, lembre-se de pesquisar mais de um, até mesmo para você poder barganhar, já que a grande maioria tentará cobrir os preços dos outros.
4- Quadro De Custos Ao Abrir Pet Shop
O ideal é montar o quadro de custos juntamente com o plano de negócios, tornando-o uma espécie de “anexo”.
O quadro de custo consiste em fazer uma planilha com todos os valores que serão gastos desde o primeiro mês até os próximos subsequentes (normalmente 4 meses). Você pode comprar parte dos equipamentos no primeiro mês e parcelar os outros, isso tudo deve fazer parte do quadro de custos.
Detalhe, o quadro de custos deve ser realizado antes e não depois de comprar os produtos.
Um exemplo de quadro de custos está abaixo:
Como montar um pet shop é importante fazer uma planilha de custos para ajudar a organizar a vida financeira do pet shop.
5- Fatores Que Distinguem Um Pet Shop De Sucesso
Você quer montar um pet shop que faz sucesso ou ser apenas mais um entre os 40 mil que existem no Brasil?
Existem alguns pontos que distinguem um pet shop do outro, e basicamente todos se referem ao atendimento e execução do trabalho. Preço é importante? Sim, claro que é! Mas você não precisa ter seu preço 50% mais baixo que o concorrente, mas sim um preço competitivo. Esqueça essa história de querer baixar todo seu lucro para tentar ganhar clientes, não será isso que lhe dará o sucesso no seu pet shop.
São três pontos principais que os proprietários de cães analisam: qualidade no atendimento, cuidados com os animais e qualidade no serviço prestado (aparência banho/tosa e cuidados veterinários). Foque nesses três pontos básicos que, por mais que seu preço seja mais alto, os clientes irão preferir o seu serviço que qualquer outro, além do mais, rapidamente você conseguirá a fidelidade deles.
6- Nova Legislação Pet Shop – Resolução 1069/2014
Se você está pensando em montar um pet shop e se informou com terceiros, com certeza já ouviu falar da nova lei do pet shop. A resolução 1069/2014 trouxe significativas mudanças no tocante aos pets shops, atingindo empresários do setor de surpresa e, inclusive, penalizando muitos, com multas de até R$ 10.000,00 reais. Vamos elencar rapidamente os pontos que trouxeram modificações para que você saiba como montar seu pet shop já dentro dos padrões da nova resolução vigente.
O primeiro fator é que se tornou obrigatório ter um veterinário no pet shop. Também, correntes de interpretações à nova resolução sugerem a necessidade de que os funcionários que irão realizar o banho e tosa tenham, obrigatoriamente, curso de banho e tosa. O curso de banho e tosa ainda é pouco difundido, existindo em poucas localidades, o que pode tornar um custo alto em razão da locomoção e hotel.
No tocante as feiras de vendas e doações de animais, a nova resolução exige que, ao perceber os primeiros sintomas de que o animal está se sentindo estressado, deve-se providenciar a retirada do local e deixa-lo em um ambiente apropriado.
Os animais do pet shop não podem mais ser expostos em gaiolas, sendo necessário providenciar um ambiente adequado e que possam ficar “livres”. Embora ainda não tenha entrado em vigor, um novo projeto de lei está para votação na câmara, o qual prevê a obrigatoriedade de câmeras para que os proprietários acompanhem os cuidados dos seus bichos no pet shop.
Decido a abrir sua pet shop? Entre em contato com a Thomazin Assessoria! Clique aqui para preencher o formulário! Em breve entraremos em contato!
Fonte: Adaptado de Novo Negócio (http://www.novonegocio.com.br/ideias-de-negocios/montar-pet-shop/)