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Fases de elaboração do orçamento e a integração entre as contribuições de todos os setores

fases da elaboração de um orçamento

Fases de elaboração do orçamento e a integração entre as contribuições de todos os setores

Anteriormente falamos sobre os 3 principais papéis do orçamento de uma OSC e 6 boas práticas para começar o montar o da sua organização. Hoje vamos abordar as 6 principais fases da elaboração do orçamento de uma OSC.

São elas:

1 – Planejamento;

2- Coleta de dados e indicadores estatísticos;

3 – Discussão envolvendo todos os departamentos,

4- Consolidação

5 – Implantação

6- Controle.

Por exemplo, durante a fase de discussão, cada departamento irá apresentar sua estimativa de receitas e despesas, que será ajustada posteriormente pela alta cúpula da organização. Assim:

  • O departamento administrativo irá apresentar sua previsão de volume de receitas e de despesas operacionais, estimativa de honorários e custas processuais com ações em curso, indenizações a receber, etc.;
  • O departamento pedagógico irá delinear a estimativa de custos para a elaboração das atividades dos projetos da organização, ações específicas, além de conciliar isso com o calendário previsto da organização;

Por falar nisso, o que sua OSC leva em consideração para elaborar seu orçamento OSC? A organização possui um sistema de gestão que subsidie o fornecimento de dados? Se ainda não possui, este é o momento ideal para reunir a equipe e colocar em prática os passos mencionados acima para garantir que a sua OSC continuará realizando suas atividades de modo pleno e satisfatório.

Sua OSC precisa de auxilio para elaborar seu orçamento? A Thomazin Assessoria pode ajudar! Preencha o formulário de contato clicando aqui e assim que possível faremos contato.

Fonte:

Educação Financeira para o Terceiro Setor

Manual do Participante Outubro/2017

Thomazin Assessoria

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