Quando falamos em planejamento estratégico logo voltamos nosso pensa- mento para empresas de grande porte, não é verdade? Mas o que vem a ser esse tal planejamento estratégico?
De uma forma bastante sintética, podemos dizer que se trata de um processo sistemático e contínuo de definir estratégias para alcançar, da melhor forma possível, metas estabelecidas com base na realidade atual da organização e no conhecimento que se tem do que possa vir a acontecer no futuro.
E esse processo é composto por etapas. Entenda que as organizações do Terceiro Setor também podem, e devem, se utilizar do famoso Planejamento Estratégico.
1 – A primeira etapa consiste no autoconhecimento da instituição, através do processo onde são identificadas sua missão e sua visão, e estabelecidos os valores que serão utilizados como pilares para a definição do “negócio” da entidade e o alcance dos seus objetivos.
2 – A segunda etapa corresponde à análise dos fatores internos e externos que de alguma forma possam vir a interferir direta ou indiretamente na gestão da organização. Este levantamento tem o objetivo de identificar os pontos fortes (forças e oportunidades) para que sejam explorados e potencializados, e também os pontos fracos (fraquezas e ameaças) a fim de que sejam minimizados ou até mesmo eliminados.
3 – A etapa seguinte trata da definição das estratégias para alcançar as metas previstas, tanto a longo quanto a curto prazo, estabelecendo-se as prioridades, sempre voltadas para o futuro da organização, mas sem perder o foco no presente. Nesta fase, as estratégias precisam estar em total consonância com etapas anteriores (missão, visão, negócio e ambiente organizacional interno e externo).
4 – A etapa final corresponde à implementação do que foi previsto, ao acompanhamento e controle de sua realização. Neste momento, ferramentas como o orçamento e plano de ação são bastante úteis, visto que contribuem no planejamento e definição das estratégias, bem como auxiliam no monitoramento da execução do que foi traçado, permitindo os devidos ajustes, quando necessários.
Como pode ser observado, o planejamento estratégico é um processo gerencial utilizado para a formulação de objetivos e estratégias, que envolverá todos os níveis da organização, desde a diretoria, passando pelos gerentes/coordenadores/chefes, até chegar aos colaboradores. Ou seja, necessita da participação e colaboração dos níveis estratégico, tático e operacional.
No entanto, vale ressaltar que, ao ser realizado pelas associações e fundações privadas sem fins lucrativos, o planejamento estratégico também terá como foco a gestão e a sustentabilidade organizacional. Porém, é muito importante manter a preocupação em não causar interferências na principal característica das organizações do Terceiro Setor: o alcance dos fins sociais.
Trabalhar com os chamados OKRs – metodologia de gestão de metas da organização – podem ajudar no planejamento estratégico.
E agora, você acha que cabe a realização do Planejamento Estratégico na sua organização? A Thomazin Assessoria pode ajudar! Clique aqui para nos enviar uma mensagem e o mais rápido possível entraremos em contato.
Fonte: Gestão para Organizações do Terceiro Setor, Nailton Cazumbá + NOSSA CAUSA.
You must be logged in to post a comment