A contabilidade vem ganhando cada vez mais espaço não somente para cumprimento de normas legais, mas desempenhando relevante papel no âmbito da gestão organizacional, fornecendo informações acerca dos orçamentos, finanças e patrimônio, preparando os gestores, assim, para a tomada de decisões.
Leia também:
Terceiro Setor: Principais Obrigações Acessórias.
Imunidade tributária de entidades do Terceiro Setor.
A relevância da contabilidade fica cada vez mais evidente quando diz respeito às organizações da Sociedade Civil, grupo formado pelas associações e fundações de direito privado, sem fins lucrativos, que buscam, dentre suas finalidades, o alcance do bem estar social.
Leia mais:
Quais são os tipos de ONGs no Brasil?
Qual a diferença entre ONG e OSCIP?
Grande parte das organizações da Sociedade Civil obtém de imunidade ou isenção tributária, sendo necessário, para tanto, o atendimento a pré-requisitos previstos na Constituição Federal, no Código Tributário Nacional, e em leis específicas. Uma das exigências para a obtenção do benefício fiscal é justamente a manutenção da escrituração das receitas e despesas em livros contábeis, o que significa aderência às normas brasileiras de contabilidade, em especial à Interpretação Técnica Geral nº 2002 – Entidade sem Fins de Superávit, aprovada pela Resolução do Conselho Federal de Contabilidade nº 1.409/2012.
Veja mais:
OSCs x Contabilidade: Até que morte os separe
Nos próximos posts do blog vamos fala sobre as principais Normas da Contabilidade referentes ao Terceiro Setor . Para não perder nenhuma notícia assine nossa newsletter e nos acompanhe nas redes sociais.
Saiba mais:
Tenho que escolher entre gestão financeira e contabilidade?
Fluxo de Caixa em Organizações da Sociedade Civil
Sua OSC precisa de soluções contábeis? A Thomazin Assessoria pode ajudar! Clique aqui para nos enviar uma mensagem e o mais rápido possível entraremos em contato.
Fonte: Educação Financeira para o Terceiro Setor – Manual do Participante Outubro/2017
You must be logged in to post a comment